![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqtDYUy4SO7_Is8mKF_xlFSOrg9l6ZmLY-bdo9nnjjeUey7AnchWABI1HjHwlqVxho6xkSd_CUTh0ODMb3WK1WDvwhQDaUumUr8pohGbQEC211GdK6b6Vggasfp8fHk-dM6wyawGXNTt6T/h120/logo_nosso_lar.jpg)
A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, companhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuições dos jovens para a própria Mocidade e para o Centro Espírita que estão vinculados. Propõe em seu trabalho:,
· Cursos específicos,
· atividades práticas,
· oficinas de arte
· recreação,
· atividades de reforma íntima
· alegria cristã
· campanhas de fraternidade
Isto visa enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação. Sendo ainda um núcleo onde formará amigos/companheiros para a sua jornada terrestre.A seguir vamos conhecer Núcleo de Mocidade, seus aspectos doutrinários e pedagógicos.
“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o.esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o.futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse
prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).
Cronograma de Atividades:
HORÁRIO DAS ATIVIDADES AOS DOMINGOS
08:30 às 09:00 - Preparação geral dos trabalhadores do Centro Espírita;
09:00 às 09:10 - Deslocamento para sala de planejamento;
09:10 às 09:15 - Recepção/Alegria Cristã
09:15 às 09:20 - Prece inicial para os trabalhos do dia;
09:00 às 09:10 - Reforma Íntima e Conversa fraterna
09:10 às 09:30 - Sustentáculo doutrinário;;
09:30 às 10:00 - Oficinas Recreativas ou Praticas de campanhas (Auta de Souza...)
10:10 às 10:45 - Cursos Específicos;
10:45 às 11:00 - Prece Final;
11:00 às 11:10 - Passe
11:10 às 11:30 - Sopa/ organização do local
11:30 - Encerramento dos trabalhos da Mocidade Espirita
12:45 às 13:00 - Encerramento dos trabalhadores;
Objetivos:
Traçar diretrizes seguras, dentro do Evangelho de Jesus, a fim de que, através da sua formação moral, seja o jovem a base de uma sociedade mais humanizada e feliz.
Acompanhar o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem, proporcionando estudos doutrinários e atividades práticas;
Estimular o jovem ao trabalho no bem, e à iniciativa da autoeducação;
Propiciar meios de integrar a juventude a Jesus.
A importância da mocidade espírita para o jovem:
“[...] Realçamos o papel preponderante das Mocidades Espíritas, que se avolumam no cenário da pátria e se constituem em alicerce sólido contra as investidas do mal. A assistência dos bons espíritos, incluindo a orientação dos guardiões pessoais, é ostensiva nas reuniões da galera jovem.
Os temas são tratados na sua linguagem usual; a abordagem é feita na medida exata da sua compreensão; o clima astral é leve, alegre e descontraído.”
(Luiz Sérgio, O que os jovens podem ensinar?, p. 31).
Juventude e Jesus!
“Quando essas duas forças estiverem integradas, à daqueles que tudo desejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a Daquele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado com base nos Códigos Supremos da vida e da alma, o eloquente progresso, desde há tanto anelado. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força progressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.” (Ivan de Albuquerque, Cântico da juventude, 2. ed., p. 25-26).
Estudo:
As aulas serão ministradas, preferencialmente, com a valorização do estudo em grupo.
“Tanto para os jovens como para os adultos o estudo em grupo é o mais eficiente até porque nós não podemos esquecer que na base do Cristianismo, o próprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo”. (Francisco Cândido Xavier e Emmanuel, A terra e o semeador, 5. ed., p. 80-81).
Atendimento em Níveis:
A Editora Auta de Souza divulga a metodologia O Centro Espírita: Escola da alma, e sua proposta de evangelização tem início na Escola de Evangelização Espírita Infantil com a divisão pedagógica:
· Nível I (Crianças de 0 a 5 anos)
· Nível II (Crianças de 06 a 11 anos), dando continuidade na Mocidade com o Nível -
· III (Jovens de 12 e 13 anos) e Nível IV (Jovens a partir de 14 anos). Cada nível possui uma grade curricular própria com vistas a um atendimento adequado a cada realidade.
Atende os jovens provindos da Escola de Evangelização Espírita Infantil, da comunidade, aqueles encaminhados pelo tratamento espiritual da Casa Espírita e filhos de trabalhadores.O Nível III possui grade curricular própria com 2 anos de duração com cursos semestrais.
“O adolescente está em formação e, naturalmente, possuindo forças que devem ser canalizadas com equilíbrio para que não o transtorne, necessita de apoio e de discernimento, de orientação familiar, porque lhe falta a experiência que melhor ensina os rumos a seguir em qualquer tentame de vida.“ (Joanna de Ângelis, Adolescência e Vida, 5. ed., p. 26).
GRADE CURRICULAR DO NIVEL III
· IV Aos 14 anos, o jovem dará continuidade aos estudos na Mocidade e será convidado a estar na Escola de Estudos Espíritas (Sábado à noite) a fim de se integrar também ao programa da Mediunidade da Casa Espírita.
GRADE CURRICULAR DO NIVEL IV
0 comentários:
Postar um comentário