Os Exilados da Capela, foi onde desenvolveu-se uma complexa e avançada civilização, seja no aspecto moral ou no intelectual.
Uma parte de seus habitantes, porém, não conseguiu acompanhar esta evolução do Planeta e, assim, seus espíritos foram exilados para a Terra há aproximadamente cinco mil anos, na época em que o globo terrestre era habitado somente por povos primitivos. A vinda destes seres altamente desenvolvidos impulsionou o progresso da Humanidade.
Como eles representavam um obstáculo ao desenvolvimento moral de Capela, foram temporariamente enviados ao campo terrestre para evoluírem espiritualmente enquanto zelavam pela evolução material e moral dos primitivos que aí habitavam. Porque, afinal, eles foram levados justamente para a Terra? Por uma simples razão: eles cultivavam um padrão evolutivo que condizia com a atmosfera terrena, ou seja, muito atrasado.
Como os espíritos advindos de Capela reencarnaram na Terra a partir dos corpos dos primitivos que aí se encontravam? Afirma Emmanuel que na Espiritualidade os responsáveis pelas operações genéticas realizaram um aperfeiçoamento nos genes dos selvagens para que eles tivessem condições de gerar corpos mais elaborados, aptos a abrigar as essências espirituais dos capelinos. Desta forma foi lapidado o aparato biológico dos seres humanos.